sábado, 26 de junho de 2010

Uma certa descrença


Ingresso para a filosofia: por meio do seu discurso se pode evitar a adoção precoce d’uma doutrina como sendo verdadeira; anti-dogmatismo.

Trata-se, pois, d’uma experiência intelectual. Depois de muito meditar sobre diversas vertentes (filosóficas, econômicas, sociais, religiosas etc.), o homem acaba por conhecer inúmeras teses e pensadores. Deste modo, coloca-se numa delicada situação - optar por apenas uma das teorias, árdua tarefa. 

Dado que todas as teorias são bem estruturadas e persuasivas, pergunta-se: será que há uma única teoria verdadeira?




Depois d’uma experiência como esta, o homem já não é o mesmo. Tornara-se mais rigoroso no raciocínio, exigente para avalizar. E é, ao mesmo tempo, mais aberto para os dois lados de uma questão, mais sensível as diferentes perspectivas.

Agora mais tolerante, o homem se entrega às tarefas cotidianas sem sentir vergonha ou diminuição por isso. A imersão cética na vida cotidiana associa-se a uma visão igualitária do ser humano.

3 comentários:

  1. e quando o homem escolhe - simplesmente - criar sua própria teoria?
    É complicado viver perante vertentes que nos levam à crer e descrer das coisas.
    O mais viável - ao menos pra mim, é criar subsídios que induzam uma nova teoria, ou até mesmo doutrina, ou qualquer outro nome que coloquem para um modo de vida particular.

    ResponderExcluir
  2. Não há verdades absolutas... O importante é manter o coração limpo e acreditar que se esta fazendo o melhor... Cheiro!

    ResponderExcluir
  3. Desculpe pelo transtorno. Há alguém enviando esses posts em meu nome. Infelizmente a única maneira de evitar é deixar os comentários fechados apenas a pessoas que seguem o blog. Irá continuar por algum tempo pois como ele não consegue me aborrecer, ele está fazendo aos outros. Se achar necessário apague. Se não quiser pode deixar os posts. Deixei de me importar um mês atrás. Novamente peço desculpas pelo transtorno. Viviane

    ResponderExcluir